Marcadores

quinta-feira, 22 de março de 2012

Falso Mosáico

TÉCNICA: FALSO MOSÁICO
COMO FAZER

Primeiro risque toda a peça de madeira MDF com régua mesmo. Faça um X grande em um dos lados e depois corte-o ao meio na horizontal, transformando-o em um asterisco. E assim, vá subdividindo tudo, até formar os triângulos no tamanho que desejar. Repita o mesmo procedimento em toda a peça, do lado de fora.

Depois disso, separe as cores que quer colocar. No caso desta peça peguei 07 cores (vários tons de azul, o branco e o preto) que variaram da mais clara para a mais escura, na seguinte ordem:

Cor 1: branca
Cor 2: azul bebê
Cor 3: azul claro
Cor 4: azul céu
Cor 5: azul royal
Cor 6: azul escuro
Cor 7: preto

Depois de separar e estabelecer um número para cada cor (aconselho escrever também na tampa de cada tinta o número correspondente a ela, para não trocar as cores), você escreve bem de leve na peça, à lápis (em cada triângulo que desenhou) um número correspondente a cada cor pré-estabelecida, definindo assim a cor que terá cada triângulo. 

Tome cuidado para que um número não se repita nos triângulos laterais, ou seja, se você estabeleceu que um triângulo terá o número 5 (ou seja, terá a cor azul royal), ao redor deste triângulo (em todas as laterais dele), este número/cor 5 não poderá se repetir.

E assim vá distribuindo os números harmonicamente pela peça e depois é só pintar de acordo com o que numerou. Depois de todos os triângulos pintados, pinte de preto a parte interna da peça e passe verniz acrílico em toda a peça.

Já seco o verniz, pegue uma caneta de escrever em CD (sabe qual?), na cor preta (de preferência da marca Pilot pois não mancha… tem algumas outras marcas que mancham…) e ponta grossa (2.0). Depois, pegue novamente a régua e risque com esta caneta entre os triângulos para separá-los com uma linha preta.

Por último, você pode, para conseguir o efeito de mosaico, dar um realce em cada triângulo aplicando verniz alto relevo transparente (uso o verniz Relevo Transparente incolor da marca Corfix) em cada um deles. Para aplicar é fácil, basta utilizar o próprio bico aplicador do verniz, cobrindo o triângulo com o líquido. 

Costuma dar umas bolhas pequenas que vc pode estourar com a ponta de um palito de dente, mas estoure-as assim que surgirem, pois quando seca, não tem como mais tirá-las e aí, quando secar, elas ficam aparecendo na peça. 

Aplique o verniz triângulo por triângulo e, caso caia verniz em cima da linha preta entre os triângulos e para realçar ainda mais, “limpe” o verniz entre as linhas divisórias de cada triângulo com a ponta do palito de dente. Fica bem legal porque dá um relevo aos triângulos fazendo com que eles fiquem como se fossem pastilhas de azulejo.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre esta técnica, fique à vontade de perguntar.

Abraços,
Di Artes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, responderemos o mais breve possível!
Obrigada!
Di Artes